terça-feira, 20 de dezembro de 2011

TEMPUS FUGIT.

Lembro-me bem dos relógios antigos e a frase que vinha talhada na maioria deles. Tempus Fugit.
Era latim, eu era criança e obviamente não entendia, mas nunca me esqueci dela. Depois de longos anos, e de tempos fugindo, eu descobri o significado da frase bonita.

Descobri também que o tempo é subjetivo - e por muitas vezes ilusório. E nada, nunca me assustou mais do que a espera angustiante pelo final de tudo o que nos cerca.

Essa é outra característica que apareceu bem cedo, quando eu assistia jogos de futebol, sempre acompanhada do meu pai e conseguia enxergar dentro dos olhos dele, a angústia pelo minuto e pelo apito final.

Mais importante que começar, era acabar. E acabar bem.
Essa sina continuou... E continua. Até hoje é muito angustiante e assustador pra mim, esperar pelo final.
Final de seriado, de novela, de filme, de livro... De livro é um dos piores. Eu leio primeiro a última página, porque se eu não fizer isso, enlouqueço e paro até de comer, até alcançar - o mais rápido possível - o final.
Final de jogo, final... Final de ano. Esse também é um dos finais que mais me assustam... E o de 2011 então, tem me assustado mais do que um dia, eu poderia imaginar.
Final de gravidez, mais final de ano, finais de ciclos... E contagens regressivas constantes. Pra ajudar na paranoia, ganhei um relógio de presente. Agora olho pra ele de 2 em 2 minutos, espero pela hora 0, como um noivo aguarda ansiosamente pela entrada de sua amada na igreja.
E parece que o tempo parou de fugir.

Um dia tem demorado mais que uma semana. Uma semana, mais que um mês. 18 dias, mais que uma vida! E eu enlouqueço. E COMO ENLOUQUEÇO. Quero fazer tudo, e ao mesmo tempo refrescar a cabeça e desencanar. Quero sentir tudo, e ao mesmo tempo apagar e não sentir mais nada.
Como é difícil... Faltam 11 dias pro ano acabar e finalmente, mais um encerramento de ciclo, parece pouco, né? Uma semana e 4 dias. Mas quem disse que essa semana quer passar?

Enfim, eu só quero que o TEMPUS FUGIT. :)




Nenhum comentário: